Núcleo da Ordem da Cavalaria

Projeto “Priorados Precursores nos Estados do Brasil”

Universidade Livre Jacques DeMolay
Escrito por Universidade Livre Jacques DeMolay em 11 de novembro de 2020
Junte-se a nós

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

O texto abaixo foi escrito pelo Irmão Roberto Carlos Imme Júnior (25º ICC do Priorado), tendo como base os relatos dos Irmãos André Luís de Campos Baumgratz e Ulysses Alexander Kreutzfeld (1º e 2º ICC do Priorado, respectivamente) e do texto “Convento Sir Lancelot, nº 004” do Irmão Fernando Henrique Becker Silva.

Priorado Sir Lancelot, nº 004 – Estado de Santa Catarina

A história do Convento Sir Lancelot (hoje Priorado Sir Lancelot), nº 004, inicia-se um pouco antes de sua fundação. Com a chegada da Ordem da Cavalaria no Brasil, Irmãos de todos os estados se empolgaram com a ideia de novos Graus dentro da Ordem DeMolay. Em Santa Catarina, a chama da Cavalaria se iniciou com o Ir. André Luís dos Campos Baumgratz, que participou da primeira Investidura da América Latina, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 07 de agosto de 1993.

Recebendo os Graus de Nobre Cavaleiro e Ébano, o Ir. André, encantado com os ensinamentos que recebera e com a notícia de que outra investidura ocorreria ao final daquele ano, incentivou os Irmãos Sylvio João Zimmermann Neto, Ulysses Alexander Kreutzfeld, Flávio Pinheiro Neto, Carlo Giovanni Lapolli, Johnny André Campestrini, Dieter Alan Miers e Júlio César Kutne a viajarem para o Rio de Janeiro e passarem pelas mesmas cerimônias.

Empreendedores que eram, e sempre respaldados pela ajuda dos Tios Maçons de todas as Lojas da cidade de Blumenau e Região, estes Irmãos trataram da vinda de um Convento para o estado de Santa Catarina. Assim, surgiu a ideia da criação do Convento Sir Lancelot, nº 004. A Loja Patrocinadora escolhida, na época, foi a Fraternidade Blumenauense, nº 6, da Grande Loja de Santa Catarina.

Autorizado pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (hoje Supremo Conselho DeMolay Brasil), nascia, em 27 de janeiro de 1994, o Convento Sir Lancelot, nº 004, da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay. A instalação ocorreu no dia 05 de fevereiro de 1994, no Templo da Sociedade Beneficente Humanitas (Blumenau/SC), sendo organizada pelos Sirs Cavaleiros do Convento Sir Percival de Gales, nº 001, que vieram do Rio de Janeiro para realizar esta nobre missão.

A sessão de instalação contou com a participação de diversos convidados, destacando-se os Tios Maçons Lindomar Kreutzfeld, Delegado para a 2ª Região, e Evilasio Ramos Schmitz, oficial executivo para o Estado de Santa Catarina. Os trabalhos foram presididos pelo Irmão Yatã Gomes Ferrer, Ilustre Comendador Cavaleiro Instalador. Na oportunidade, tomou posse a primeira nominata do Priorado, sendo ela:

CARGOSNOME
Ilustre Comendador CavaleiroAndré Luís dos Campos Baumgratz
Comendador EscudeiroDieter Allan Miers
Comendador PajemUlysses Alexander Kretzfeld
ProtocolistaCarlo Giovani Lapolli
Primeiro DiáconoFernando Alfredo Siebert
Segundo DiáconoJohnny André Campestrini
PreceptorJúlio César Kutne
PriorSylvio João Zimmermann Neto
Porta BandeiraFabrizio Terence Reif Barbieri
SacristãoAntônio Augusto de Oliveira
SentinelaJames Andrei Zucco

O primeiro Conselho Consultivo do Convento Sir Lancelot foi formado pelos Tios Maçons José Dalton Barbieri, da Loja Palmeira da Paz (GOB), João Luis Sandrini, da Loja Fraternidade Blumenauense (GLSC), Álvaro Bruch, da Loja Obreiros de Salomão (GLSC), Ildefonso Alfredo Siebert, da Loja Hermann Blumenau (GOB), Rogério Coelho e Almir Faoro, ambos da Loja Cavaleiros da Luz (GOSC).

Ata de Instalação (página 01/02) – Priorado Sir Lancelot, nº 004
Ata de Instalação (página 02/02) – Priorado Sir Lancelot, nº 004

Na época, apesar de ser o quarto em número, o Convento Sir Lancelot foi o segundo Convento a ser instalado no Brasil (e na América Latina) e o primeiro a possuir uma administração totalmente eleita. Ainda em sua primeira Gestão, auxiliou na fundação e instalação de Conventos nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Posteriormente, participou ativamente da consolidação da Cavalaria em Santa Catarina, ajudando na fundação e instalação dos Conventos Santo Graal nº 18, na Cidade de Florianópolis, e Robert de Craon nº 20, na cidade de Caçador.

Durante o período inicial de atividades, o Convento Sir Lancelot, nº 004, organizou diversas investiduras, possuindo em suas fileiras membros que iam do extremo oeste de nosso estado até a região do litoral. Também pôde auxiliar e apresentar a Ordem da Cavalaria no II Encontro Sul Brasileiro da Ordem DeMolay, organizado pelo Capítulo Vale do Itajaí, nº 79, popularizando ainda mais os novos Graus na região Sul do Brasil.

Adaga do Priorado Sir Lancelot, nº 004 – Item de grande valor simbólico que é repassado entre os Ilustres Comendadores Cavaleiros

Com o passar dos anos, várias foram as oportunidades de fortalecer a Ordem da Cavalaria em nosso estado e no Brasil. Diversos irmãos passaram pela Comissão Nacional de Cavalaria, tivemos um Coordenador do Programa de Avaliação e Certificação de Cavaleiros (PACC) e criamos os mais variados projetos. Vários foram os eventos organizados pelo Convento Sir Lancelot, com destaque especial para o II Encontro Nacional da Cavalaria (ENAC), em 2014, e o II Encontro Sul Brasileiro da Ordem da Cavalaria (ESBOC), em 2018.

O II Encontro Nacional da Cavalaria ocorreu na cidade de Blumenau, nos dias 23 e 24 de maio de 2014. Na ocasião foram concedidos todos os Graus (agora Sublimes Ordens) históricos e filosóficos e o Grau Honorífico de Grã-Cruz da Cavalaria. Paralelo as concessões, houve uma agenda diversa com palestras sobre o Ilustre Rito da Cavalaria, Cavaleiros Templários e Ritualística, além de uma Mesa Redonda com a Comissão Nacional da Cavalaria. Ademais, houve uma exposição de artigos medievais, lutas de espadas (coordenadas pelo SCAM) e um stand de arco e flecha. Ao final do evento, todos os participantes foram agraciados com um banquete ritualístico temático, com uma apresentação surpresa sobre os 700 anos de Jacques DeMolay e uma simulação profissional de luta medieval. O ENAC de Blumenau é visto por muitos Sirs Cavaleiros como o melhor evento da Ordem da Cavalaria já organizado em solo nacional, sendo que, para manifestar a qualidade do evento foi criado o termo “ENACreditável”.

Banquete Ritualístico com Apresentação de Luta Medieval – II ENAC 2014
Confraternização de Encerramento – II ENAC 2014
Confraternização de Encerramento – II ENAC 2014

Mais fotos do ENAC de 2014 podem ser acessadas neste link – https://goo.gl/photos/9x2vbNNippteChvb9

Já o II Encontro Sul Brasileiro da Ordem da Cavalaria, ocorreu nos dias 19 e 20 de maio de 2018, na cidade de Blumenau. O evento contou com a participação dos Cavaleiros dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na ocasião foram concedidos todos os Graus (agora Sublimes Ordens) Históricos e Filosóficos e os Graus Honoríficos de Comendador da Cavalaria e Grã-Cruz da Cavalaria. O evento simulou um acampamento medieval, com uma temática inspirada nas histórias de Sir Lancelot e de Camelot. Todos os Graus foram concedidos ao ar livre e paralelo a estes houve atividades como duelo de espadas, arco e flecha, jogos de estratégia e cartas, forja de lâminas por um ferreiro profissional, desafios por moedas temáticas do evento e uma competição de Baumstammwettsägen. Ao final do evento, os membros foram prestigiados com um Banquete Ritualístico, com Javali feito no Espeto e uma Cerimônia sobre os monges alemães, que influenciaram a história da região do Vale do Itajaí.

Arte de divulgação – II ESBOC (2018)
Competição de Arco e Flecha e de Baumstammwettsägen – II ESBOC (2018)
Ferreiro explicando as etapas da Construção de uma Lâmina – II ESBOC (2018)

Durante a nossa trajetória, várias foram as configurações que regiram a organização do Convento Sir Lancelot. No início, suprimos a demanda de Santa Catarina inteira. Com a expansão da Cavalaria e fundação dos Conventos Robert de Craon e Santo Graal, passamos a reunir os membros das regiões do Vale do Itajaí, Foz do Vale do Rio Itajaí e Norte. A partir de 2018, o Convento migrou para o SCODRFB (hoje também Supremo Conselho DeMolay Brasil) e ficou responsável pela Região do Vale do Itajaí. Com a unificação dos Supremos Conselhos, e com a política do GCE-SC de que cada região deve ter seu Priorado, mantivemos esta última configuração.

Cerimônia de Posse da Gestão 2018 – Priorado Sir Lancelot, nº 004

Em seus 26 anos de história, ininterruptas, o Priorado Sir Lancelot, nº 004, empossou um total de 27 Ilustres Comendadores Cavaleiros, sendo estes:

GESTÃONOMECAPÍTULO
1994André Luiz de Campos BaumgratzVale do Itajaí, nº 79
1995Ulysses Alexandre KreutzfeldVale do Itajaí, nº 79
1996Eduardo FerrazVale do Itajaí, nº 79
1997José Luiz Ungericht JúniorLuiz Zaguini, nº 151
1998Luís Carlos Schmidt de Carvalho FilhoVale do Itajaí, nº 79
1999Willian Anderson LehmkuhlHarmonia Itajaiense, nº 231
2000Rafael DemolinerLuiz Zaguini, nº 151
2001Anderson NitscheVale do Itajaí, nº 79
2002Luís Guilherme Hultmann SuirstyLuiz Zaguini, nº 151
10º2003Sem informaçãoSem informação
11º2004Daniel Alessandro TomasiniBalneário Camboriú, nº 548
12º2005Rodolfo Rodrigues dos SantosVale do Itajaí, nº 79
13º2006Paulo Roberto MissfeldtVale do Itajaí, nº 79
14º2007Pedro Francisco Vargas BurgerBalneário Camboriú, nº 548
15º2008Marcelo SpenglerVale do Itajaí, nº 79
16º2009John Artmann JúniorHarmonia Itajaiense, nº 231
17º2010Ricardo Soares SchwingelHarmonia Itajaiense, nº 231
18º2011Felipe Anuseck BarbieriVale do Itajaí, nº 79
19º2012Rafael José RamosBalneário Camboriú, nº 548
20º2013Luan Felipe dos SantosVale do Itajaí, nº 79
21º2014Guilherme BrancherVale do Itajaí, nº 79
22º2015Daniel Isfer LimaLuz do Oriente de Brusque, nº 506
23º2016Gabriel NoelLuz do Oriente de Brusque, nº 506
24º2017Giovanni BauderVale do Itajaí, nº 79
25º2018Roberto Carlos Imme JúniorVale do Itajaí, nº 79
26º2019João Gabriel FelizettiVale do Itajaí, nº 79
27º2020Guilherme MenegazziCavaleiros do Vale, nº 995

Atualmente, o Priorado Sir Lancelot, nº 004, está em sua 27ª gestão e se reúne mensalmente, ao primeiro domingo do mês, às 10:00, de forma itinerante.

Cerimônia de Posse da Gestão 2020 – Priorado Sir Lancelot, nº 004
Cerimônia de Recepção ao Mestre Conselheiro Nacional Adjunto da Gestão 2019
Participação dos Membros do Priorado Sir Lancelot, nº 004, no VI Encontro Nacional da Cavalaria

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *