Núcleo da Ordem da Cavalaria

Projeto “Priorados Precursores nos Estados do Brasil”

Núcleo da Ordem da Cavalaria
Escrito por Núcleo da Ordem da Cavalaria em 15 de setembro de 2020
Junte-se a nós

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Foto do estandarte

Priorado Sir Guy d’Auvergnie n° 007 – Estado de Mato Grosso do Sul

Depoimentos adaptados pelos irmãos Paulo Edison Machado, Joaquim Guilherme de Almeida Bisneto, Alessander Pinto, ambos membros da primeira tríade de Comendadores do então Convento Sir Guy d’Auvergnie n° 007, bem como pelos Nobres Cavaleiros Bruno Cândia Dalla Nora, último ICC do Convento Sir Guy d’Auvergnie n° 007 (SCODB) e Caio Henrique Fattori Mano, atual ICC do Priorado Sir Guy d’Auvergnie n° 007 (SCDB).
Revisado por: Renan Rodrigues, do Priorado Crucis Signatus 228.

A Ordem da Cavalaria no estado do Mato Grosso do Sul teve sua fundação em 15 de Outubro de 1994, por meio do Convento Sir Guy d’Auvergnie n° 007 na cidade de Campo Grande, sendo os Precursores deste estado os Nobres Cavaleiros Paulo Edison Machado, Joaquim Guilherme de Almeida Bisneto e Alessander Coelho Pinto, que investiram na cidade de Blumenau, pelo Convento Sir Lancelot n° 004.

No dia da investidura os membros da tríade precursora tiveram uma surpresa, para serem investidos na Ordem da Cavalaria teriam de estudar em um curto prazo para serem avaliados e devidamente aprovados por uma equipe avaliadora. A maior surpresa desta avaliação foi que, diferentemente do costume adotado no estado, que era de suprimir parte da mesma, a avaliação do Convento Sir Lancelot n° 004 foi feita de forma completa, moldando assim a forma que os cavaleiros foram admitidos posteriormente no convento: passando pela mesma avaliação mediante indicação de outro Nobre Cavaleiro.

A ideia de trazer a Ordem da Cavalaria para o Estado do Mato Grosso do Sul, foi trazida do Rio de Janeiro, onde a Cavalaria já estava presente e ativa, por dois maçons de Mato Grosso do Sul, João Francisco Lima, então Oficial Executivo deste Estado e Francisco Rolemberg, então Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Waldomiro Venâncio n° 62, sendo esta, uma grande oportunidade para os DeMolays Ativos e Seniores da época em aperfeiçoarem seus estudos e fortalecer ainda mais a Ordem DeMolay no Estado do Mato Grosso do Sul com a chegada Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques de Molay.

Após a investidura dos membros da tríade precursora no Estado de Santa Catarina e com o apoio dos maçons idealizadores da Cavalaria do Estado de Mato Grosso do Sul, o na época denominado Convento, hoje Priorado Sir Guy d’Auvergnie fora devidamente fundado e instalado na data de 15/10/1994 na cidade de Campo Grande, o qual tiveram por sua primeira tríade os membros Alessander Coelho Pinto (ICC), Paulo Edison Machado (CE) e Joaquim Guilherme de Almeida Bisneto (CP). Para escolher quem seria Ilustre Comendador Cavaleiro (ICC), Comendador Escudeiro (CE) e Comendador Pajem (CP), foram utilizados os critérios de tempo de iniciado na Ordem DeMolay e idade.

Referente aos Graus, uma curiosidade é que naquela época existiam apenas dois graus: Nobre Cavaleiro e Ébano (SCODB), e como os membros da tríade foram os precursores da Ordem da Cavalaria Sul-Mato-Grossense, receberam ambos no mesmo dia. Diferentemente do costume adotado no Estado do Mato Grosso do Sul, o qual adotou-se como condição de o Nobre Cavaleiro ser investido no Grau do Ébano, desde que ele se mantivesse presente em todas as atividades do Convento e respeitar o interstício de 6 (seis) meses.

Uma curiosidade, os membros desde a fundação/instalação do (SCODB) Convento Sir Guy d’Auvergnie 007, realizavam a passagem do punhal do ICC na oportunidade de uma cerimônia de posse da troca de gestão, no caso a primeira passagem foi feita pelo irmão Alessander Pinto para seu sucessor, o irmão Paulo Edison, algo que era extremamente simbólico, onde quem estava instalando a próxima gestão lhe dava um punhal próprio como um objeto pessoal e de trabalho duro, representando um momento de passagem de legado onde o ICC instalado receberia ali um presente, algo que simbolizava todos os momentos difíceis e gloriosos que ocorreram com o seu antecessor.

Posteriormente, este mesmo processo repetiu-se com a passagem do punhal e com a mesma essência litúrgica ao Joaquim Guilherme que juntamente com os anteriores cumpriram as expectativas iniciais atendendo os anseios de nossa Ordem e principalmente dos tios que vislumbravam a expansão da Ordem da Cavalaria no Estado do Mato Grosso do Sul.

Durante o período inicial de atividades o Convento Sir Guy d’Auvergnie nº007, realizou diversas convocações com o intuito de investir novos Nobres Cavaleiros e ampliar a Ordem da Cavalaria, o que fora realizado pelos membros de todos os Capítulos das cidades do interior do Estado do Mato Grosso do Sul.

Curiosidade de relevância na história da Ordem da Cavalaria no Brasil é da fundação do hoje Priorado Emanuel Ribeiro Daubian n° 25 do Estado do Mato Grosso na Cidade de Cuiabá, que para sua fundação/instalação, teve na época o Convento Sir Guy d’Auvergnie nº 007 como corpo auxiliar de oficiais para a realização da instalação.

As vésperas da unificação da Ordem DeMolay, o ainda Convento Sir Guy d’Auvergnie nº 007, realizou no ano de 2019 um banquete ritualístico e duas investiduras, sendo uma com cerimônia pública em maio e outra para a reativação do Convento Paladinos da Santa Cruz nº 136, da Cidade de Bataguassu, também do Estado de Mato Grosso do Sul em conjunto com o Convento Paulo de Tarso nº 80 do Estado de São Paulo.

Importante salientar também que o Priorado sediou o VIII Encontro Sul-Mato-Grossense da Ordem da Cavalaria (ESOC) em 2019 nos dias 15 e 16 de novembro na cidade de Campo Grande, tendo sua abertura na Grande Loja do estado do Mato Grosso do Sul (GLEMS), o qual foi celebrado um jantar com os presentes. O evento contou com as presenças do tio Paulo, atual Oficial Executivo da 1° região, o tio Luiz Marcelo, o irmão/tio Anderson Martini, Presidente do Conselho Consultivo do Priorado e o irmão Lucas Onório, Coordenador Estadual da Cavalaria.

Encontro Sul-Mato-Grossense da Ordem da Cavalaria

Atualmente o Priorado Sir Guy d’Auvergnie nº 007, desenvolve suas atividades na mesma Loja Maçônica patrocinadora de sua instalação até o momento, sendo a Benemérita Loja Maçonica Nova Era, nº 8, na cidade de Campo Grande.  Atualmente está em sua 26° gestão sendo presidida pelo Ilustre Comendador Cavaleiro Caio Henrique Fattori Mano, que está à frente de seu Priorado desde a unificação da Ordem DeMolay Brasileira até o momento.

Primeira Convocação pós unificação

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *